Como evitar o stress no trabalho!

Um dos maiores desafios do mundo moderno é ter que lidar com a competitividade no trabalho, e mesmo assim manter o equilíbrio emocional, que é necessário para  ter uma vida de qualidade.

Pressão por resultados, auto-exigência exagerada, competição interna, falta de perspectiva, fatores ergonômicos, competitividade homem x máquina, são alguns dos fatores que podem desencadear o estresse no trabalho.
Mas afinal, o que é estresse? Estresse é uma reação do organismo a um esforço extremo ou importante. 
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Para se ter uma ideia do tamanho do problema, no começo de abril deste ano uma pesquisa realizada pela UnB (Universidade de Brasília), revelou que 1,3 milhão de brasileiros se afastaram do trabalho e receberem auxílio-doença, por motivos relacionados ao estresse.]
Os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes
Os sintomas mais comuns podem variar desde uma dor de cabeça constante, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração, tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, dificuldade de circulação do sangue, problemas digestivos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes de depressão e pânico.
Estresse não é frescura, é sim um assunto muito sério, e que deve ser tratado como tal.


Para controlar o nível de estresse, e conquistar qualidade de vida no ambiente de trabalho, é necessário que haja adequação pessoal, trabalho, como assim?
Explico:
Tem que haver uma adequação do indivíduo ao trabalho, e isso se consegue com organização e planejamento, planejar o dia de trabalho, organizar a agenda, controlando o tempo disponível para execução de cada tarefa é um bom começo. 
Para estágios de estresse mais avançados é necessário acompanhamento profissional, o Psicólogo é o profissional que avalia e trata a questão.


O trabalho não deve ser encarado como nosso inimigo, ele deve ser visto como uma extensão da nossa vida cotidiana e devemos tratá-lo de uma forma natural, afinal, assim como precisamos dormir, precisamos também trabalhar, e isso também pode, e deve dar prazer e trazer realização pessoal, se a sua promoção ainda não saiu tenha paciência, com dedicação diária ela virá, se não vier, mude de emprego.
Outra dica importante é valorizar e intensificar os momentos de lazer e descanso, buscando o desligamento total do trabalho, nesses momentos.
                              
Em uma visão mais abrangente desse problema também existem dicas gerais para viver melhor, vamos ver algumas:
-Mantenha uma boa rotina de sono;
-Praticar exercícios físicos, andar, nadar, correr, praticar esportes;
-Praticar alguma leitura que dê prazer;
-Evite o consumo de álcool e cafeína em excesso;
-Evite o hábito de fumar;
-Faça uma alimentação balanceada com frutas e verduras, respeitando as pausas  -recomendadas para as 4 refeições ao dia.

 
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