•EXAMES COMPLEMENTARES

Conforme a NR-07, no item que trata das responsabilidades compete ao empregador indicar médico do trabalho de seu próprio SESMET, ou caso esteja desobrigada de possuir SESMET, casos específicos respaldados pela NR-04, indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o seu PCMSO.

Cabendo a este profissional da área médica, encarregar da execução dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos da Norma Regulamentadora, profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados.

Exames estes que deverão seguir as necessidades previstas no PCMSO, em virtude do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado.

Para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados nos Quadros I e II da NR, os exames médicos complementares deverão ser executados e interpretados com base nos critérios constantes dos referidos quadros e seus anexos, a periodicidade de avaliação dos indicadores biológicos do Quadro I deverá ser, no mínimo, semestral, podendo ser reduzida a critério do médico coordenador, ou por notificação do médico agente de inspeção do trabalho, ou ainda mediante negociação coletiva de trabalho.

Para os trabalhadores expostos a agentes químicos não constantes dos Quadros I e II, outros indicadores biológicos poderão ser monitorizados, dependendo de estudo prévio dos aspectos de validade toxicológica, analítica e de interpretação desses indicadores.

Outros exames complementares usados normalmente em patologia clínica para avaliar o funcionamento de órgão e sistemas orgânicos podem ser realizados, a critério do médico coordenador ou encarregado, ou por notificação do médico agente da inspeção do trabalho, ou ainda decorrente de negociação coletiva de trabalho.  
     
Abaixo alguns dos exames complementares:
   
- RAIO X

- ELETROCARDIOGRAMA

- ELETROENCEFALOGRAMA

- AUDIOMETRIA

- ESPIROMETRIA

- EXAMES LABORATORIAIS

 
UOL Web Hosting | TST Service - Trabalho, Segurança e Treinamentos - (74) 3622-2011 TST Service | 2010 Acesse já www.tstservice.com.br