Paraná: Programa Brigada Escolar

(Foto: 8° GB / B8)
Brigada Escolar é um programa cujo objetivo principal conscientizar e capacitar a Comunidade Escolar do Estado para enfrentar eventos danosos, naturais ou provocados pelo homem, bem como gerenciar situações emergenciais no interior das escolas.

O Programa possui duas etapas que se complementam, sendo que a primeira consiste na capacitação de gestores e multiplicadores e repasse de conteúdos ao público-alvo e tem duração de 60 horas/aula ministradas por meio da plataforma EaD (Ensino a Distância). Já a segunda etapa, com 16 horas/aula de duração, na modalidade teórica e presencial, é de responsabilidade das CORPDEC (Coordenarias Regionais de Proteção e Defesa Civil), por intermédio do Corpo de Bombeiros e Núcleo Regional de Educação.

Ainda na segunda etapa, o 8º Grupamento de Bombeiros, capacitou entre os dias 27 e 29 de outubro e 9, 10 e 12 de novembro, 112 professores das escolas estaduais e conveniadas – modalidades especiais como brigadistas, nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.

Os brigadistas receberam instruções teórico-práticas em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), incluindo RCP (Reanimação Cardiopulmonar), em Combate a Incêndios, com ênfase no conhecimento e utilização dos diversos tipos de extintores de incêndios. 
Fonte: Corpo de Bombeiros do Paraná

 
UOL Web Hosting | TST Service - Trabalho, Segurança e Treinamentos - (74) 3622-2011 TST Service | 2010 Acesse já www.tstservice.com.br