Mais de 90% das dermatites de contato decorrem de agentes encontrados no ambiente laboral

As dermatoses ocupacionais são definidas como qualquer alteração de pele, mucosa ou anexos da pele ocasionada, mantida ou agravada pela exposição do trabalhador a agentes químicos, físicos ou biológicos, o que depende de suas condições de trabalho. Por ser pouco notificada no Brasil, ainda é difícil avaliar a real prevalência dessa doença na população trabalhadora. Nos Estados Unidos, a predominância destes casos é de 5,6% e na França o número sobe para 9,6%. São mais frequentes entre os trabalhadores da área da saúde e da construção civil, respectivamente.

A dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele, da qual 80% são provocadas por substâncias irritativas, então denominadas DCIs (Dermatites de Contato Irritativas). Estas são decorrentes da ação direta da substância irritante na pele, que ocorre em pacientes sem histórico de alergia e sem necessidade de sensibilização prévia. Por sua vez, as DCAs (Dermatites de Contato Alérgicas) ocorrem em consequência de uma resposta imunológica do organismo, preferencialmente em pacientes com alergia recorrente, e se torna necessária a sensibilização prévia para a manifestação cutânea. O principal teste de sensibilidade para determinar esta patologia é o teste cutâneo.

As dermatites de contato irritantes são mais frequentes que as alérgicas e os agentes químicos são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dessas doenças de pele provenientes do trabalho. Porém, a importância das DCAs reside no fato de que, uma vez ocorrida a sensibilização do trabalhador, este é considerado alérgico ao agente por toda a sua vida, o que pode requerer a necessidade de mudar de profissão. As áreas mais atingidas são as mãos, devido ao contato e à manipulação de substâncias.

Mais de 90% de todas as dermatoses ocupacionais são dermatites de contato provocadas pelo trabalho direto com produtos químicos no ambiente laboral.

Beto Soares / Estúdio Boom


Fonte: Daniele Pimentel Maciel 

 
UOL Web Hosting | TST Service - Trabalho, Segurança e Treinamentos - (74) 3622-2011 TST Service | 2010 Acesse já www.tstservice.com.br