9 motivos para sua empresa ter um PGRS




O problema dos resíduos sólidos cada vez ocupa mais espaço nas discussões ambientais mundiais e com a população crescendo cada vez mais em níveis alarmantes devemos saber como e o que fazer para lidar com esse problema. O acúmulo em excesso de resíduos sólidos é um problema tanto em países mais ricos quanto nos mais pobres e precisa urgente de planos e soluções para o tratamento e gestão adequada do mesmo. Legalmente no Brasil a Lei nº 12.305/2010 estipulou 4anos para uma mudança do cenário atual. A lei prevê uma melhoria nessa questão em todo o país. Por isso, 2014 é um ano chave para a questão dos resíduos sólidos no Brasil. O prazo para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) não será prorrogado, continua sendo agosto de 2014. A partir disso, os municípios passarão a exigir mais das empresas nos Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS).
As vantagens de se aplicar um Plano de Resíduos Sólidos em uma empresa são inúmeras e abaixo são listados algumas delas:
 1. Reduz custos com o armazenamento, descarte de resíduos e compra de matéria-prima.
O Plano de Resíduos Sólidos para empresas prevê metas de redução de resíduos. Se bem implementado, o plano pode reduzir consideravelmente a quantidade de resíduos na empresa e consequentemente os custos associados.
Inclusive, os custos com resíduos sólidos podem ser bem altos nas empresas. Existem casos em que há espaços destinados exclusivamente aos resíduos, e não é raro empresas alugarem ou construírem novos espaços exclusivos para o armazenamento dos resíduos, o que pode significar grande parcela dos custos. Existem ainda situações em que os resíduos ocupam áreas produtivas, o que afeta a produção e os lucros. No caso do descarte, paga-se para destinar em aterros de inertes ou incineração, sendo que esses processos são bastante onerosos para as empresas. Além de todos esses custos, deve ser contabilizado ainda os gastos com matérias-primas que foram descartadas. Resíduo nada mais é do que matéria-prima não devidamente aproveitada. Assim, reduzir os resíduos promove redução dos custos no armazenamento, no descarte e na compra de matéria-prima.
 2. Promove a organização e liberação de espaço 
Os resíduos podem ficar meses, ou até anos, nas empresas até serem descartados, ou terem outro uso, ou passarem pela reciclagem. Caso sua disposição não seja bem planejada isto pode comprometer a organização interna da empresa. O planejamento do local dos resíduos pode até liberar espaço que antes era mal utilizado.
O Plano de Resíduos Sólidos tem por objetivo identificar os resíduos e definir procedimentos para lidar com esses materiais em vários momentos, desde a sua geração, transporte até destinação final. A liberação do espaço pode estar associada também com a velocidade de destinação e transporte dos resíduos promovido pelos procedimentos específicos.
     3. Contribui com a limpeza e evita proliferação de animais
A organização facilita a limpeza. Antes da limpeza é necessário que cada coisa esteja no seu devido lugar, inclusive os resíduos.
Os espaços destinados ao armazenamento de resíduos sólidos podem estar localizados em áreas abertas, sem proteção ao sol, chuva e vento. Animais a procura de abrigo, alimento e locais para proliferação podem ser atraídos para os locais onde se encontram os resíduos. Mesmo em locais fechados, podem existir a proliferação de animais, principalmente, quando os resíduos são pouco movimentados e quando recebem pouca atenção da equipe de limpeza. Assim, possuir um procedimento para que evite o acúmulo de resíduos numa empresa contribui para a limpeza e higiene do local de trabalho.
     4. Aumenta a segurança do trabalho e bem estar no ambiente de trabalho
Uma das consequências de um ambiente de trabalho organizado, limpo e sem animais é a melhoria da segurança do trabalho. Além disso, o bem estar também está associado a esses fatores.
 5. Promove melhoria e aumento da produtividade 
A organização é diretamente proporcional à produtividade, ou seja, quanto mais organizado, maior a produtividade. Reduzir os resíduos significa produzir mais com menos recursos.
     6. Reduz impacto ambiental 
Cada resíduo sólido está associado a um grau de periculosidade. Analisar a periculosidade dos resíduos e destiná-los corretamente evita danos ao meio ambiente.
     7. Melhora a imagem da empresa
O Plano de Resíduos Sólidos impacta também na melhoria da imagem tanto externamente – com os clientes, fornecedores e parceiros – como internamente – colaboradores. O valor da sua marca pode aumentar para quem perceber que sua empresa está cuidando das pessoas e do meio ambiente.
8.  Evita multas e autuações
A obrigatoriedade legal é uma das várias razões para se elaborar um Plano de Resíduos Sólidos Empresarial. O Plano de Gerenciamento evita que as empresas sejam multadas e/ ou fechadas. As multas por crimes ambientais podem variar de R$ 50,00 a 50.000,00.
9. Contribui não processo de regularização do licenciamento ambiental
Ele também contribui no licenciamento ambiental, pois no momento da renovação isso será auditado e exigido pelo órgão ambiental. Se a empresa já possuir este plano e ele for bem implementado, agilizará o processo do licenciamento.
Referência: http://blog.genos.eco.br/2014/02/7-motivos-para-sua-empresa-ter-um-plano.htm

 
UOL Web Hosting | TST Service - Trabalho, Segurança e Treinamentos - (74) 3622-2011 TST Service | 2010 Acesse já www.tstservice.com.br