Segurança e prevenção no ambiente de farmácia de manipulação


A presença de materiais perfurocortantes, vidrarias que podem se quebrar e causar cortes, soluções químicas, materiais biológicos potencialmente contaminados, além de inúmeros outros fatores presentes em um laboratório podem levar a um acidente de trabalho. Por isso é necessário que haja procedimentos específicos predeterminados e difusão desse conhecimento dentro da equipe técnica para a prevenção de acidentes e manutenção da qualidade do ambiente de trabalho. Para a manutenção da Segurança do Laboratório é preciso avaliar fontes e fatores de risco à saúde do trabalhador e promover condições e procedimentos para minimizar acidentes de trabalho.

Riscos possíveis dentro de um ambiente laboratorial:

Risco Físico
São os riscos causados por fontes que gerem danos físicos ao operador, dentre esses podemos citar:

Perfurocortantes
São provocados por instrumentos ou materiais perfurocortantes, como por exemplo, perfurações com agulhas, lancetas ou cortes com bisturi, tesoura ou vidraria quebrada.

Radiações (Luz ultravioleta, infravermelho)
Exposição a fontes de radiação. Existem métodos de desinfecção e esterilização que utilizam radiações com luz infravermelho, luz ultravioleta e raio gama. Estas em contato com o operador, sem proteção específica, podem gerar danos físicos e até mutagênicos.

Calor
O laboratório biológico é rico em fontes de calor que podem causar acidentes: bico de Bunsen, fornos de esterilização, estufas, autoclaves, são todas fontes que chegam a altas temperaturas que sem o devido cuidado podem provocar sérios acidentes.

Risco Químico
Existem muitos produtos químicos que podem causar danos e estes podem ser inflamáveis, tóxicos, carcinogênicos ou cáusticos.

As soluções químicas sempre trazem em seu rótulo o fator de risco presente e as condições de armazenagem necessárias, por isso é importante sempre ler o rótulo antes de guardar os reagentes e de manipulá-los.

Risco Biológico
No caso de um laboratório de análises clínicas, por exemplo, esta é a principal fonte de risco. Alguns exemplos são Culturas células, Micro-organismos, Parasitas e Toxinas produzidas por micro-organismos. São necessários procedimentos especiais para a manipulação e descarte dos materiais biológicos.




 

PROCURAR INFORMAÇÕES

Seguidores