Dia do Técnico da Segurança do Trabalho: 5 dicas para ser um bom profissional da área



Responsável por de garantir a segurança do trabalho dentro das organizações, o Técnico da Segurança do Trabalho se encarrega de gerenciar as ações que visam assegurar a saúde e segurança dos colaboradores de uma empresa. Para isso, o profissional propõe maneiras de evitar acidentes de trabalho e criar locais livres de riscos.
Para homenagear e reconhecer a importância deste especialista, é celebrado em 27 de novembro o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. A data foi instituída após o decreto de lei nº 7.410/85, responsável por regularizar essa profissão.
Técnico de Segurança do Trabalho pode ser um contratado fixo da empresa ou atuar como um consultor, que é chamado periodicamente para analisar o ambiente e verificar se existe algum possível problema no local de trabalho. Caso haja algum risco, este profissional deve copilar relatórios sobre lesões, acidentes e avarias, além de emitir boletins de segurança e ministrar cursos para educar os funcionários sobre as práticas corretas e mais seguras de trabalho.

5 dicas para ser um bom Técnico de Segurança do Trabalho

Conheça a empresa como a palma de sua mão

Para desempenhar corretamente sua função como Técnico de Segurança do Trabalho, é preciso conhecer detalhadamente a empresa em que trabalha. Isso porque conhecer cada canto do ambiente permite que você identifique anomalias, irregularidades e detalhes que precisam de reparos ou mudanças para assegurar o bem-estar e a segurança de todos os colaboradores.
Conhecer toda a empresa também permite que o profissional implemente corretamente os programas de segurança do trabalho e adote medidas para prevenção contra acidentes e riscos profissionais.

Opere sempre coletivamente

Para que haja segurança no trabalho, é fundamental que o Técnico de Segurança trabalhe coletivamente. Porém, é preciso que ele sempre atue com extremo cuidado e saiba onde estão os riscos e perigos de cada ambiente.
Algumas medidas podem ser tomadas para que o dia a dia dos colaboradores seja ainda mais seguro, tais como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada tipo de atividade.

Fique atento a todos os detalhes

É fundamental que o Técnico de Segurança do Trabalho esteja sempre atento a todos os processos produtivos, de modo a fazer uma análise completa e precisa do ambiente. Isso garante que nenhum detalhe passe desapercebido por você e que, assim, todos os riscos sejam prevenidos e evitados.

Implemente a CIPA

Implementar a CIPA dentro da empresa é fundamental para a prevenção de acidentes e promoção da segurança do trabalho. Por isso, realize encontros periódicos para que as principais questões sejam debatidas, a fim de que sejam resolvidos os problemas existentes no ambiente.

Ministre cursos e treinamentos

Para que todos estejam em sintonia dentro da empresa, o ideal é que sejam ministrados cursos e treinamentos que façam todos ficarem cientes das melhores formas de utilizar os EPIs e EPCs, além de entender como prevenir os riscos dentro do ambiente.
 

PROCURAR INFORMAÇÕES

Seguidores